Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para Candidatos Sorteados com Ingresso no Primeiro Ano do Centro Pedagógico em 2018 (2ª Chamada)

(Publicado em: 17/11/2017)

BRANQUITO

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS SORTEADOS QUE INGRESSARÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO PEDAGÓGICO EM 2018- 2ª CHAMADA

BRANQUITO

TODOS os candidatos sorteados em 2ª chamada do Processo Seletivo para o preenchimento das vagas para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico em 2018 deverão efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na UFMG, no dia 21 de novembro de 2017, no horário de 14h às 16:00h, conforme os procedimentos abaixo definidos.

BRANQUITO

É importante que você leia atentamente as informações e siga TODAS as instruções fornecidas nesse documento.

BRANQUITO

Quem deixar de efetuar o Registro Acadêmico ou de apresentar a documentação completa na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente, desistente.

BRANQUITO

O Registro Acadêmico e a Matrícula deverão ser feitos pelos pais ou representante legal do candidato sorteado.

BRANQUITO

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

BRANQUITO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos sorteados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos sorteados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

BRANQUITO

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.2 desta instrução. Por isso recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos com antecedência.

BRANQUITO

Para realizá-lo, seguir os seguintes procedimentos:

BRANQUITO

1.1. Preencher a Ficha de Registro Acadêmico da Educação Básica (Ensino Fundamental), (clique aqui para acessar o formulário).

BRANQUITO

1.2. Comparecer ao DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), no dia 21 de novembro de 2017, no horário de 14:00h às 16:00h, como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando obrigatoriamente, a Ficha de Registro Acadêmico citada no item acima devidamente preenchida e:

BRANQUITO
  • Quatro fotografias 3x4 recentes, tiradas há menos de um ano, com o nome do candidato escrito no verso;
BRANQUITO

Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

BRANQUITO
  • Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade do candidato comprovando o nascimento entre 1º de abril de 2011 e 31 de março de 2012;
  • CPF do candidato;
  • Documento de Identidade do pai ou da mãe do candidato ou do seu responsável legal.
BRANQUITO

O Registro Acadêmico e Matrícula poderão ser feitos por procuração. O procurador deverá apresentar, além dos documentos relacionados nos itens 1.1 e 1.2 acima, os seguintes documentos:

• Procuração ou assinatura da Declaração de registro por representante;
  • Original e cópia do documento de identidade do procurador.

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS

BRANQUITO

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos ingressantes para a ocupação definitiva da vaga.

BRANQUITO

2.2. A Matrícula será realizada no dia 21 de novembro de 2017 no Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Campus Pampulha – Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte/MG – telefone 31-3409-5182, no horário de 14h às 16h, mediante a apresentação do comprovante de registro acadêmico.

BRANQUITO

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato que não comparecer ao DRCA no prazo fixado, ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.2 acima.

BRANQUITO

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente, o candidato que não confirmar a matrícula no período fixado.

BRANQUITO

5. O preenchimento das vagas não ocupadas decorrentes das situações previstas nos itens 3 e 4 acima, será feita mediante convocação de candidatos excedentes no processo seletivo, observando-se a ordem de classificação, portanto, os candidatos deverão acompanhar as publicações das convocações por meio do endereço eletrônico www.ufmg.br/drca.

BRANQUITO

6. A eventual convocação em 3ª chamada será publicada no endereço www.ufmg.br/drca, a partir do dia 23 de novembro de 2017.

BRANQUITO

7. Os pais ou representante legal dos estudantes são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico duvidaregistro@drca.ufmg.br.

BRANQUITO

8. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.