Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para os Candidatos Sorteados com Ingresso no Quarto e Sétimo Anos do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico em 2024 - 5ª Chamada

(Publicado em 05/02/2024)

TODOS os candidatos convocados para a 5ª Chamada deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, no dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília)para posteriormente, apresentar ao DRCA/UFMG e ao CP/UFMG toda a documentação e condições para ingressar no Quarto ou Sétimo Ano do Ensino Fundamental e efetivar sua Matrícula, conforme previsto no Edital do Processo seletivo 2024 do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANQUITO

O procedimento obrigatório de apresentação de documentos para o registro acadêmico será realizado por e-mail. Toda a documentação para registro deverá ser encaminhada para o e-mail dra@drca.ufmg.br no dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília.

BRANQUITO

A matrícula será realizada na Seção de Ensino do Centro Pedagógico no dia 09 de fevereiro de 2024 às 09 horas. As instruções para realização da matrícula serão encaminhadas por e-mail junto ao comprovante de registro acadêmico.

BRANQUITO

Perderá o direito à vaga o candidato no qual seu representante legal ou um dos pais incorrer em quaisquer das seguintes situações:

BRANQUITO
  • Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/drca no dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília);
  • Não enviar toda a documentação para registro para o e-mail dra@drca,ufmg.br no dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília)Qualquer e-mail enviado após essa data será desconsiderado;
  • Não realizar a matrícula na seção de ensino do Centro Pedagógico no dia 09 de fevereiro de 2024 às 09:00 horas.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se que todos os documentos sejam providenciados com antecedência.

Mês Datas Atividade
FEVEREIRO 07 Registro Acadêmico, via internet, pelos convocados na 5ª chamada do CP/UFMG 2024 4º e 7º Anos.
Procedimento de apresentação, por e-mail, dos documentos do Registro Acadêmico dos convocados na 5ª Chamada do CP/UFMG 2022 4º e 7º Anos.
08 Entrega do comprovante de registro para os candidatos que tiveram o seu registro acadêmico confirmado.
09 Procedimento de Matrícula dos convocados na 5ª Chamada do CP/UFMG 2024 4º e 7º Anos.
BRANQUITO

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

BRANQUITO

O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelo representante legal ou por um dos pais dos candidatos sorteados para ocupação da vaga obtida no processo seletivo CP/UFMG 2024 4º e 7º Anos. Por meio do Registro Acadêmico, serão fornecidos à UFMG, para cadastro, os dados pessoais do candidato.

BRANQUITO

Para realizá-lo, seguir os seguintes procedimentos:

BRANQUITO

1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente na página www.ufmg.br/drcano dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília). Para acessar o Registro Acadêmico, via internet,  deve-se utilizar o número de inscrição e a senha usados no Processo seletivo CP/UFMG 2020 4º e 7º Anos.

BRANQUITO

1.2. Encaminhar a documentação listada abaixo para o e-mail dra@drca.ufmg.br no dia 07 de fevereiro de 2024 até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília):

a) Recibo do registro acadêmico, realizado via Internet, no sistema da UFMG;

b) CPF do candidato;

c) Documento de Identidade do pai ou da mãe do candidato ou do seu responsável legal.

d) Quatro fotografias 3x4 recentes, tiradas há menos de um ano.

• d.1) Para os candidatos do Quarto ano:
  • Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade do candidato comprovando o nascimento até 31 de março de 2015.
  • Histórico Escolar ou Declaração de transferência que comprove ter o candidato concluído o terceiro ano do Ensino Fundamental em 2023;
  • d.2) Para os candidatos do SÉTIMO ano:
  • Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade do candidato comprovando o nascimento até 31 de março de 2012.
  • Histórico Escolar ou Declaração de transferência que comprove ter o candidato concluído o sexto ano do Ensino Fundamental em 2023;

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS

BRANQUITO

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos ingressantes para a ocupação definitiva da vaga.

BRANQUITO

2.2. A Matrícula será realizada na seção de ensino do Centro Pedagógico no dia 09 de fevereiro de 2024 as 09:00 horas. As instruções para realização da matrícula serão encaminhadas por e-mail junto ao comprovante de registro acadêmico.

BRANQUITO

3. O preenchimento das vagas não ocupadas será feito mediante convocação de candidatos excedentes no processo seletivo, observando-se a ordem de classificação, portanto, os candidatos deverão acompanhar as publicações das convocações por meio do endereço eletrônico www.ufmg.br/drca.

BRANQUITO

4. A eventual convocação em 6ª chamada será publicada no endereço www.ufmg.br/drcaa partir do dia 08 de fevereiro de 2024.

BRANQUITO

5. Os pais ou representante legal dos estudantes são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico duvidaregistro@drca.ufmg.br.

BRANQUITO

6. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.