DRCA muda regras para registro acadêmico de alunos de pós-graduação
O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG modificou o formato para realização do Registro Acadêmico de alunos de pós-graduação da Universidade. O objetivo da mudança é criar um modelo moderno e seguro para cadastramento dos candidatos classificados nos processos seletivos realizados pelos cursos, além de agilizar a tarefa do registro acadêmico na pós-graduação.
Segundo a diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, a partir do próximo período de registro, iniciado nesta segunda-feira, 7 de julho, os candidatos aprovados irão apresentar os documentos necessários para o registro nas secretarias dos cursos, que fará um cadastro prévio dos futuros alunos no sistema acadêmico da pós-graduação. O cadastro vai possibilitar aos aprovados o acesso ao sistema acadêmico através da internet, onde eles deverão preencher a ficha de cadastro, um formulário com os dados pessoais de cada aluno registrado.
No modelo anterior, os aprovados preenchiam a ficha nas secretarias dos cursos, que depois eram repassadas para o DRCA, junto com a documentação exigida. Lá, todos os dados eram inseridos nos computadores pelos funcionários do departamento.
“Com essas mudanças, nós eliminamos a digitação dos dados, uma etapa trabalhosa e muito demorada”, explica a diretora do DRCA. “Além disso, os alunos também terão mais comodidade, podendo preencher a ficha de qualquer lugar onde haja conexão com a internet”, completa. Ela lembra que, com a mudança, caberá ao DRCA receber a documentação, conferir os dados inseridos pela internet e realizar ou não o registro dos candidatos.
Entenda como fica o registro:
Secretaria do Colegiado do Curso:
-Lança os candidatos classificados no Sistema Acadêmico
-Envia ao DRCA a documentação dos candidatos com a relação nominal
Candidato classificado:
-Preenche a ficha de cadastro pela internet
-Entrega a documentação exigida à secretaria do curso
DRCA:
-Recebe a documentação dos candidatos
-Confere a ficha de cadastro preenchida pelo candidato com a documentação recebida da secretaria do curso
-Confirma ou não o registro acadêmico do aluno