MATRÍCULA - 2015 - 1º Semestre

Prezado Aluno:

Se você for encaminhado, via sistema UFMG, para comparecer à Seção de Ensino NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR E TRAZER O ENCAMINHAMENTO COM O FORMULÁRIO.

IMPRIMA E GUARDE TODO E QUALQUER COMPROVANTE RELATIVO À MATRÍCULA REALIZADA PELA INTERNET, POIS ELE É O DOCUMENTO QUE COMPROVA SUA SOLICITAÇÃO JUNTO À UNIVERSIDADE.

1. No período de matricula, as notas das disciplinas que estou cursando no período atual ainda não terão sido lançadas. Como proceder?

Ao realizar sua matrícula, considere sua aprovação em todas as disciplinas cursadas no semestre anterior (A NÃO SER NOS CASOS EM QUE O ALUNO TENHA CERTEZA DA REPROVAÇÃO). Caso, após enviar a proposta, o aluno verifique que foi reprovado em alguma disciplina e isso implique necessidade de alteração da proposta, o aluno deverá procurar a SEÇÃO DE ENSINO no período previsto no calendário acadêmico, para acerto presencial.

Caso venha a ser reprovado, a matricula será cancelada, e, no período de acerto o aluno deverá fazer as alterações necessárias junto à SEÇÃO DE ENSINO.

2. Estou com uma disciplina em atraso. Como devo proceder?

O aluno deve matricular-se em todas as disciplinas do período e nas disciplinas que por ventura estejam em atraso, sempre em seu turno de origem.

Caso o horário da disciplina em atraso seja incompatível com as disciplinas de seu período regular, o aluno deve, primeiro, selecionar todas as disciplinas do período em que estará no semestre atual e enviar a proposta SEM a disciplina em atraso.

Em virtude da falta da matrícula na disciplina em atraso, o sistema acusará erro no envio da proposta, e abrirá um link para que o aluno envie mensagem para a Coordenação do Colegiado.

Nesta mensagem, o aluno deverá apresentar o problema de forma sucinta (justificativas com mais de 03 linhas não são lidas pelo sistema) e solicitar a inclusão da disciplina em atraso em turno diferente, especificando o nome da disciplina e o seu código.

A Coordenação do Colegiado analisará o pedido e, caso defira, enviará uma resposta, VIA SISTEMA UFMG, com as instruções para efetivação da matricula.

Obs.: Ao fazer sua proposta, se for preciso apresentar justificativa, fique atento ao sistema e ao seu e-mail cadastrado, pois, em caso de indeferimento você receberá mensagem.

3. Estou devendo disciplinas de vários períodos. Como regularizar meu currículo?

O aluno deve, primeiro, selecionar todas as disciplinas do período em que estará no 1° semestre de 2015 e enviar a proposta sem as disciplinas em atraso.

Em virtude das disciplinas em atraso, o sistema acusará erro (inconsistência) no envio da proposta, e abrirá um link para que o aluno envie mensagem para a Coordenação do Colegiado.

Nesta mensagem, o aluno deverá apresentar o problema de forma sucinta (justificativas com mais de 03 linhas não são lidas pelo sistema) e solicitar a inclusão das disciplinas que tiverem incompatibilidade de horário em turno diferente, especificando o nome das disciplinas e o seu código.

A Coordenação do Colegiado analisará o pedido e caso defira, enviará uma resposta, via internet, com as instruções para efetivação da matricula.

Obs.: Ao fazer sua proposta, se for preciso apresentar justificativa, fique atento ao sistema e ao seu e-mail cadastrado, pois, em caso de indeferimento, você receberá mensagem.

4. Como sei a qual período eu pertenço?

A quantidade de créditos a serem cursados é que determina a qual período pertence o aluno. Assim, por exemplo, se um aluno ingressou no primeiro semestre de 2010, e se afastou da Faculdade durante um semestre para realizar Intercâmbio e está com todas as disciplinas do 4° período em atraso, no 1° semestre de 2012, este aluno, pertence ao 4° período, apesar de estar a 5 semestres no curso.

5. O sistema de matricula acusa excesso de créditos. Como proceder?

O sistema abrirá um link para que o aluno envie mensagem para a Coordenação do Colegiado.

Nesta mensagem o aluno deverá apresentar o problema de forma sucinta justificando a necessidade de cursar aquela quantidade de crédito, identificando quais as disciplinas (além das do período atual) que deseja cursar e os respectivos horários.

A Coordenação do Colegiado analisará o pedido e, caso defira, enviará uma resposta, via internet, com as instruções para efetivação da matricula.

6. O sistema de matricula acusa número inferior ao mínimo obrigatório de créditos a serem cursados?

O sistema abrirá um link para que o aluno envie mensagem para a Coordenação do Colegiado.

Nesta mensagem o aluno deverá apresentar o problema de forma sucinta justificando a necessidade de cursar a quantidade inferior ao número de créditos exigido.

7. Desejo cursar disciplinas em turno distinto do meu. É possível?

NÃO, salvo nos casos de disciplinas em atraso, respeitados os limites institucionais e desde que não seja possível (horários incompatíveis) matrícula no seu turno de origem.

Deve ser enviada mensagem à Coordenação, VIA SISTEMA UFMG, onde o aluno deverá apresentar o problema de forma sucinta, solicitando a inclusão desta disciplina em turno diferente, especificando seu nome e código.

A Coordenação do Colegiado analisará o pedido e caso defira, enviará uma resposta, VIA SISTEMA UFMG, com as instruções para efetivação da matrícula.

8. Desejo mudar de turno. Como proceder?

Na verdade, trata-se de mudança de curso (Direito Diurno/Direito Noturno). O aluno deve comparecer ao Colegiado no período determinado pelo CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFMG, protocolizar seu pedido de mudança que, no caso de serem disponibilizadas vagas, valerá para o semestre seguinte.

Para maiores informações consulte aqui (RESOLUÇÃO Nº 09 - REGULAMENTA A MATRÍCULA E A MUDANÇA DE TURNO.pdf )

9. Sempre fui aluno da turma A. Como devo proceder para garantir minha matricula nesta turma?

NÃO EXISTE VINCULAÇÃO DE ALUNO À TURMA, mas sim aos turnos. Assim, ao realizar a matricula o aluno será alocado na turma em que houver vaga de acordo com os parâmetros da matrícula, VIA SISTEMA UFMG, não havendo qualquer interferência do COLGRAD neste processo.

ATENÇÃO: no intuito de garantir matrícula em uma turma específica, alguns alunos marcam apenas uma opção de turma. Neste caso, se a turma indicada já estiver lotada, o aluno ficará SEM MATRÍCULA naquela disciplina.

Assim, para não correr o risco de ficar sem matrícula, é importante preencher a 2ª opção de turma com turmas diferentes.

10. Fui orientado, via sistema de matrícula, a comparecer à Seção de Ensino, mas estou fora de BH. Como proceder?

O aluno deverá nomear um procurador através de uma autorização simples que conste seu nome e n.º de matrícula.

Sugerimos que o aluno oriente o procurador sobre sua solicitação para que não existam dúvidas sobre sua pretensão ou envie, através dele, sua solicitação por escrito.

11. Perdi o prazo de matrícula pela internet. Como devo proceder?

A matrícula deve ser feita OBRIGATORIAMENTE VIA SISTEMA UFMG. Caso tenha perdido o prazo, o aluno será EXCLUÍDO, de acordo com a Resolução. (RESOLUÇÃO Nº 09 - REGULAMENTA A MATRÍCULA E A MUDANÇA DE TURNO.pdf)

Se excluído, o aluno deverá ingressar com pedido de reinclusão administrativa.

Somente serão analisados os pedidos de inclusão de novas disciplinas dos alunos que acessarem regularmente o sistema durante a 1ª fase das matrículas e enviarem proposta.

Vale ressaltar que O PRAZO DESTINADO AO ACERTO  NÃO SE PRESTA À REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA, MAS SIM PARA AJUSTES/ACERTOS NA MATRÍCULA JÁ REALIZADA VIA INTERNET.

ATENÇÃO: a partir do 1° semestre de 2015, as propostas serão certificadas digitalmente.

Salve e imprima sua proposta.

OUTRAS

12. MATRÍCULA NA DISCIPLINA PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA

A matrícula em PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA é opcional somente para os alunos do 6º período em diante e, caso haja interesse, o aluno deve se matricular EXCLUSIVAMENTE na Seção de Ensino no período de 25/02 a 06/03.

Para isso, o aluno deverá apresentar o formulário disponível na página do COLGRAD devidamente preenchido.

Alunos de períodos anteriores ao 6º período não poderão se matricular.

A disciplina é de especial interesse para quem irá requerer a Carteira de Estagiário da OAB ou para quem quiser dispensar 30 horas do Estágio Supervisionado.

A DISCIPLINA NÃO É OPTATIVA, ou seja, não conta créditos de optativas.

13. COMPROVANTE DE MATRICULA

O aluno pode retirar o seu comprovante de matrícula na Seção de Ensino entre os dias 11/03 e 13/04.

14. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS OPTATIVAS

A matrícula em disciplina optativa agora será realizada também via Sistema.

Atenção às recomendações:

- Cada aluno poderá se matricular em até 02 disciplinas optativas por semestre;

- Os alunos do 10° período, concluintes, e que necessitarem de mais disciplinas optativas para a conclusão do curso deverão solicitar, via sistema, 02 disciplinas e, posteriormente, no período de 25/02 a 06/03, comparecer à Seção de Ensino para apresentar formulário solicitando as demais disciplinas optativas necessárias de acordo com as vagas remanescentes;

- O Sistema de Matrículas realizará a alocação dos alunos nas disciplinas optativas de acordo com os critérios gerais de matrícula e, também, adotando a ordem alfabética dos códigos das disciplinas, na seguinte ordem: APM (Medicina Legal), DIC, DIN, DIP, DIT, LET (Fundamentos de Libras).

Desta forma, terão preferência os alunos dos períodos mais avançados e com melhor média de RSG, mas o preenchimento das turmas será realizado, pelo sistema, de acordo com a ordem alfabética de seus códigos.

Desta forma, terão preferência os alunos dos períodos mais avançados e com melhor média de RSG, mas o preenchimento das turmas será realizado, pelo sistema, de acordo com a ordem alfabética de seus códigos.

15. DISCIPLINAS OPTATIVAS COM PRÉ-REQUISITOS

Nesse semestre, algumas disciplinas optativas ofertadas apresentam alguns pré-requisitos que devem ser observados antes que o aluno solicite sua matrícula. São elas:

- DIP056 - TÓPICOS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA E

(ANÁLISE COMPARATIVA DOS MEIOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE POLÍTICO E JUDICIAL NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO)

*NECESSÁRIO QUE O ALUNO JÁ TENHA CURSADO DIP050 - CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

-DIP056 - TÓPICOS EM DIREITO CONSTITUCIONAL  - TURMA B

(ON LAW AN POLITICS: ANALYSIS ON CONSTITUTIONAL JURISDICTION - THE EUROPEAN UNION PERSPECTIVE)

*NECESSÁRIO QUE O ALUNO TENHA DOMÍNIO DA LÍNGUA INGLESA.

- DIP069 - TÓPICOS EM DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - TURMA D

(TEORIA DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO)

*NECESSÁRIO QUE O ALUNO TENHA DOMÍNIO DA LÍNGUA INGLESA.

- DIP072 - TÓPICOS EM DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO - TURMA A

(MÉTODOS DO DIREITO COMPARADO E ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL)

*NECESSÁRIO QUE O ALUNO TENHA CONHECIMENTO AVANÇADO DA LÍNGUA INGLESA.