Mostra Virtual das Profissões está no ar

A Mostra das Profissões em formato virtual já entrou no ar e tem ambiente para acesso às redes sociais, textos, vídeos e podcasts sobre cada um dos 75 cursos de graduação oferecidos pela UFMG. O hotsite pode ser acessado no www.ufmg.br/mostradasprofissoes

Em lugar das palestras e exposições presenciais, que duravam cerca de três dias nas edições anteriores do evento, os alunos terão pelo menos quatro meses para visitar o ambiente de cada curso.

A página será construída em etapas, com a colaboração de estudantes da UFMG – que podem enviar depoimentos sobre seus cursos até o dia 27 de maio para o email mostradasprofissoes@cedecom.ufmg.br – e por pessoas da comunidade externa.

Segundo os organizadores da Mostra, o site será permanentemente alimentado com dados de interesse dos usuários, para que estes o visitem com frequência e o divulguem entre amigos. No dia 8 de junho, por exemplo, serão publicados os vídeos sobre os cursos.

“Realizado virtualmente, o evento passa a atender candidatos de todo o país que concorrem ao vestibular da UFMG por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha. Segundo ela, a forma presencial tornou-se restritiva pelo crescente número de participantes, sobretudo com as obras viárias em torno do campus Pampulha, o que levou à adoção de instrumentos mais interativos e abertos.

Ela lembra que em 2010 a mostra presencial recebeu cerca de 70 mil visitantes, de diversos municípios mineiros e até de outros estados. “Agora a longa viagem até Belo Horizonte pode ser substituída por acessos periódicos aos itens de maior interesse do site”, sugere a pró-reitora.

No novo site da Mostra, as informações – em múltiplos formatos – podem ser acessadas por área de conhecimento ou por curso, em ordem alfabética. No espaço reservado para cada curso, breve texto de abertura informa a unidade acadêmica da Universidade em que é oferecido, a modalidade (bacharelado ou licenciatura), turno, número de vagas por turno e semestre e a duração. Na galeria de fotos, há imagens da UFMG e específicas dos cursos e laboratórios.

Criada em 2004 com o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais, a Mostra das Profissões teve um número crescente em cada uma de suas edições.

(Com Cedecom/UFMG)