Apresentação

Escola de Engenharia UFMG - Curso de Graduação em Engenharia Civil

Engenharia1

A Escola de Engenharia foi fundada em maio de 1911 e, ao longo de sua trajetória, vem procurando oferecer à sociedade o melhor e mais moderno padrão de ensino, colocando-o a serviço do desenvolvimento social do pais. Mais recentemente, a Escola tem se preocupado em incorporar à formação dos alunos, a responsabilidade social, à capacidade de crítica aos valores socialmente instituídos, o respeito ambiental e a racionalidade no uso dos recursos naturais.

Em 2010, foi inaugurada a nova unidade da Escola de Engenharia, transferida da Avenida do Contorno para o Campus Pampulha.

A Engenharia Civil compreende seis grandes áreas do conhecimento: estruturas, materiais e construção civil, hidráulica e recursos hídricos, geotecnia, transporte, saneamento e meio ambiente. Todas elas englobadas na graduação da UFMG. Não é muito difícil mensurar a importância do Engenheiro Civil para o desenvolvimento do país e perceber a aplicação do que é transmitido nessas áreas. Basta olhar ao redor e lembrar que prédios, estradas, viadutos e usinas são realidades devido ao trabalho deste profissional.

Muitos alunos acham que só vão calcular estruturas e construir prédios. Mas no curso eles aprendem também a projetar e construir estradas, vias urbanas, estações de tratamento de água e de esgotos, canais, barragens e hidrelétricas.e oferta 200 vagas ao ano, divididas em duas entradas semestrais.

A duração mínima do curso é de cinco anos. Nos primeiros períodos, os alunos cursam matérias do ciclo básico, nas áreas de física, química, computação e matemática, além de disciplinas na área de Ciências Humanas. A partir do 4º período, as aulas se concentram na Escola de Engenharia, e as disciplinas profissionalizantes são priorizadas.

A profissão

No mercado de trabalho, o engenheiro civil pode atuar tanto no setor público quanto no privado, lidando com o planejamento, projeto, acompanhamento, a fiscalização e execução de obras civis.

Mais informações

  • Modalidade: Bacharelado
  • Turno: Diurno
  • Vagas: 200 (100 por semestre)
  • Duração Mínima: 5 anos
  • Unidade: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Escola de Engenharia, Campus Pampulha

UFMG